segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Dinâmicas de socialização

1-APRESENTAÇÃO

OBJETIVOS:

-INTEGRAR O GRUPO E CONHECER OS INTEGRANTES;
-DESFAZER AS TENSÕES;
-RECONHECER A IMPORTÂNCIA DE CADA MEMBRO DO GRUPO;
PERCEBER OS VALORES PESSOAIS DOS PARTICIPANTES.

DESENVOLVIMENTO:
ORGANIZE OS ALUNOS EM CÍRCULO. EXPONHA OS OBJETIVOS DA DINÂMICA RESSALTANDO QUE TODOS DEVERÃO SE COMUNICAR PARA QUE SAIBAM QUEM É QUEM. DIVIDA A TURMA EM DUPLA, DE PREFERÊNCIA COM PARCEIROS DESCONHECIDOS. DURANTE CERCA DE 7 MINUTOS, AS DUPLAS SE ENTREVISTAM RECIPROCAMENTE. RETORNE AO GRANDE GRUPO, ONDE CADA UM FARÁ A APRESENTAÇÃO DO COLEGA ENTREVISTADO.

2-BALÕES NO AR 

OBJETIVOS:

-ENTROSAR A TURMA;
-DESPERTAR PARA A IMPORTÂNCIA DA COOPERAÇÃO;

MATERIAL: BEXIGA E LINHA.

DESENVOLVIMENTO:
ALUNOS ASSENTADOS EM CÍRCULO; DISTRIBUA TRÊS BEXIGAS VAZIAS PARA CADA ALUNO, QUE TERÃO QUE ENCHÊ-LAS E AMARRÁ-LAS COM UM BARBANTE. ORGANIZE A TURMA EM GRUPOS DE, NO MÁXIMO, OITO ALUNOS, QUE DEVERÃO ESTAR EM CÍRCULOS. COLOQUE UMA MÚSICA DE FUNDO. INICIE A DINÂMICA. CADA ALUNO JOGA PARA CIMA, DENTRO DO GRUPO UMA DAS BEXIGAS QUE FORAM ENCHIDAS SEM DEIXAR CAIR NO CHÃO. PASSANDO APROXIMADAMENTE 3 MINUTOS, PEÇA A CADA ALUNO QUE ACRESCENTE A SUA SEGUNDA BEXIGA NA RODA, TOMANDO O CUIDADO DE NÃO DEIXÁ-LA CAIR NO CHÃO. 3 MINUTOS DEPOIS, ACRESCENTE A TERCEIRA BEXIGA. O GRUPO NÃO PODERÁ DEIXAR AS BEXIGAS CAÍREM. MANTENHA-SE DE LONGE, APENAS OBSERVANDO AS SOLUÇÕES ENCONTRADAS PELO GRUPO PARA EVITAR QUE AS BEXIGAS CAIAM NO CHÃO. AO TERMINAR A DINÂMICA, PEÇA QUE OS ALUNOS SENTEM-SE NOVAMENTE EM CÍRCULO.

AVALIAÇÃO:
DIRECIONE UMA DISCUSSÃO PARA AVALIAR A ATUAÇÃO DOS ALUNOS NA DINÂMICA COM AS PERGUNTAS DO TIPO:
-DO QUE GOSTOU OU DO QUE NÃO GOSTOU, AO REALIZAR A BRINCADEIRA?
-QUAIS FORAM AS DIFICULDADES ENCONTRADAS?
-COMO FOI A PARTICIPAÇÃO DOS INTEGRANTES DO GRUPO?
-HOUVE COOPERAÇÃO?

FECHAMENTO:
ORIENTE O DEBATE: "A COOPERAÇÃO COMO FACILITADORA DA VIDA DAS PESSOAS".

3-APERTO DE MÃO

OBJETIVOS:
-IDENTIFICAR AS CARACTERÍSTICAS DO COLEGA;
-ESTIMULAR A AFETIVIDADE DA TURMA.
 
DESENVOLVIMENTO:
ALUNOS ASSENTADOS EM CÍRCULO. DISTRIBUA UMA FOLHA DE PAPEL OFÍCIO PARA OS ALUNOS. CADA UM DEVERÁ FAZER O CONTORNO DE SUA MÃO NO PAPEL E COLOCAR O SEU NOME. RECOLHA AS FOLHAS E REDISTRIBUA-AS ALEATORIAMENTE PARA A TURMA, TOMANDO CUIDADO DE NÃO FORNECER O DESENHO PARA O MESMO ALUNO. CADA ALUNO IDENTIFICA A MÃO DO COMPANHEIRO, SEM COMENTAR QUEM É. A TURMA SE LEVANTA, E TODOS SE CUMPRIMENTAM COM UM APERTO DE MÃO, PARA QUE AS PESSOAS POSSAM SER IDENTIFICADAS. DEPOIS QUE TODOS ESTIVEREM SENTADOS, PEÇA A CADA UM QUE FALE UM POUCO DE SI. À MEDIDA QUE O ALUNO ESTÁ SE APRESENTANDO, O COLEGA QUE ESTÁ COM O ESBOÇO DA SUA MÃO VAI DESTACANDO AS SUAS CINCO PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS, QUE DEVERÃO SER COLOCADAS EM CADA UMA DOS DEDOS DA MÃO. APÓS TODOS TEREM FALADO, RECOLHA AS FOLHAS E AS ENTREGUE AOS SEUS RESPECTIVOS DONOS. CADA UM ANALISA AS SUAS CARACTERÍSTICAS.

AVALIAÇÃO:
ABRA UM ESPAÇO PRA DISCUSSÃO COM OS ALUNOS. ELES DEVEM FALAR SE CONCORDAM OU NÃO COM O QUE FOI OBSERVADO PELO COLEGA E SOBRE O QUE SENTIRAM AO REALIZAR A DINÂMICA.
OBSERVAÇÃO: PARTICIPE DA DINÂMICA, SE DESEJAR.

4-ESPELHO

OBJETIVOS:
-VALORIZAR A PRESENÇA DE CADA ALUNO DA TURMA;
-DESENVOLVER A AUTO-ESTINA DOS ALUNOS.
 
MATERIAL: CAIXA DE SAPATO COM TAMPA FORRADA DE PAPEL DE PRESENTE E UM ESPELHO QUE DEVE SER FIXADO NO FUNDO DA CAIXA.

DESENVOLVIMENTO:
ALUNOS ASSENTADOS EM CÍRCULO. APRESENTA A CAIXA À TURMA. DEIXE QUE OS ALUNOS OBSERVEM A CAIXA POR ALGUNS INSTANTES. ESTIMULE OS ALUNOS, DESPERTANDO SUA CRIATIVIDADE E CURIOSIDADE, PARA QUE ADVINHEM O CONTEÚDO DA CAIXA COM PERGUNTAS COMO:
- “NO INTERIOR DESTA CAIXA HÁ ALGO MUITO IMPORTANTE PARA NÓS, SEM A QUAL NÃO CONSEGUIRÍAMOS VIVER”. DEIXE CADA JOVEM EXPOR O QUE ACHA ESTAR DENTRO DA CAIXA. DÊ OUTRA DICA:
- “A CAIXA CONTÉM UM SER MARAVILHOSO, ÚNICO, DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA TODOS NÓS”. NOVAMENTE, OS ALUNOS TENTAM DESCOBRIR O CONTEÚDO DA CAIXA, SEM SUCESSO. COMBINE COM OS ALUNOS QUE IRÁ ABRIR E REVELAR PARA CDA UM O QUE ESTÁ NO INTERIOR DA CAIXA, MAS ELE (ELA) NÃO PODERÁ CONTAR AOS COLEGAS. ABRA A CAIXA, QUE DEVERÁ CONTER NO FUNDO UM ESPELHO. QUANDO O ALUNO OLHAR, VERÁ SUA PRÓPRIA IMAGEM REFLETIDA NO ESPELHO. AO IR PASSANDO A CAIXA PELOS ALUNOS, REPITA. “A PRESENÇA DESSE SER É UM PRESENTE, SENDO DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA TODOS NÓS”.

AVALIAÇÃO:
TERMINADA A OBSERVAÇÃO DO INTERIOR DA CAIXA PELA TURMA, ORIENTE UMA DISCUSSÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE CADA ALUNO PRESENTE NA SALA DE AULA. AS SUAS QUALIDADES, HABILIDADES, DIFERENÇAS E DEFEITOS DE CADA UM SÃO IMPORTANTES PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA TURMA UNIDA.

5-EMPURRA-EMPURRA

OBJETIVOS:
-ENVOLVER A PESSOAS PARA DESINIBI-LAS;
-ACLARAR OS SENTIMENTOS ENTRE A DUPLA.

TEMPO: 15 MINUTOS

DESENVOLVIMENTO: NUMA SALA AMPLA, SEPARE O GRUPO EM DUPLAS, QUE FICARÃO FRENTE A FRENTE, COM AS PALMAS DAS MÃOS JUNTAS E OS DEDOS ENTRELAÇADOS. A UM SINAL DADO, AS DUPLAS COMEÇARÃO A EMPURRAR, TENTANDO FAZER O OUTRO RECUAR. 

AVALIAÇÃO:
AO FINAL, AS DUPLAS RELATARÃO OS SENTIMENTOS EXPERIMENTADOS DURANTE A DINÂMICA.

6-GARRAFA DA VERDADE

OBJETIVOS:
-DESINIBIR A TURMA;
-DESENVOLVER O HÁBITO DE OUVIR E FALAR.

MATERIAL: UMA GARRAFA DE REFRIGERANTE “PET” VAZIA E FICHAS COM PERGUNTAS.

DESENVOLVIMENTO:
ORGANIZE O GRUPO EM UM GRANDE CÍRCULO. COLOQUE A GARRAFA NO CENTRO DO CÍRCULO. OS PARTICIPANTES RECEBERÃO UMA FICHA CONTENDO UMA PERGUNTA OU ELES MESMOS ESCREVERÃO. GIRE A GARRAFA. AO PARAR, O BICO DA GARRAFA INDICARÁ A PESSOA QUE IRÁ RESPONDER A PERGUNTA DO COLEGA. TODOS OS ALUNOS DEVERÃO PARTICIPAR DA BRINCADEIRA. CASO A GARRAFA PARE ENTRE DUAS PESSOAS OU NAQUELA QUE JÁ TENHA RESPONDIDO, GIRE A GARRAFA NOVAMENTE.
SUGESTÕES DE PERGUNTAS:
-QUAL É O SEU HOBBY PREFERIDO?
-O QUE DEIXA VOCÊ ABORRECIDO?
-PARA VOCÊ, QUAL O SENTIMENTO OU EMOÇÃO MAIS DIFÍCIL DE CONTROLAR?
-O QUE É MAIS MARCANTE EM SUA PERSONALIDADE?
-DE QUE COMIDA VOCÊ MAIS GOSTA?
-DE QUE COMIDA VOCÊ MENOS GOSTA?
-VOCÊ GOSTA DO SEU NOME?
-NA SUA INFÂNCIA, QUAL FOI A CRÍTICA OU O CASTIGO QUE MAIS O (A) MARCOU?
-NA SUA VIDA, QUAL FOI O MOMENTO MAIS ENGRAÇADO?
-VOCÊ ESTÁ ENFRENTANDO ALGUM PROBLEMA NO MOMENTO?
-QUEM É O SEU (SUA) CONFIDENTE?
-DO GRUPO DE COLEGAS, QUEM ESCOLHERIA PARA PASSAR AS FÉRIAS COM VOCÊ?
-QUAL É O MAIOR DEFEITO DESTE GRUPO?
-O QUE VOCÊ MAIS CURTE NESTE GRUPO?
-APONTE CAUSAS DA FALTA DE DIÁLOGO ENTRE ALGUNS PAIS E FILHOS?

OUTRA MODALIDADE PARA DINÂMICA:
-AS FICHAS COM AS PERGUNTAS FICARÃO DEPOSITADAS EM UM RECIPIENTE. À MEDIDA QUE A GARRAFA APONTAR O ALUNO, ESTE DEVERÁ RETIRAR UMA PERGUNTA E RESPONDÊ-LA.

7-QUERO PERTENCER AO GRUPO

OBJETIVOS:
-VIVENCIAR O SENTIMENTO DE EXCLUSÃO DO GRUPO;
-DESENVOLVER O SENTIMENTO DE SER ACEITO, DE SER CONSIDERADO PELO GRUPO.

TEMPO: 20 MINUTOS.

DESENVOLVIMENTO:
ESCOLHA DEZ PESSOAS PARA FORMAR UM CÍRCULO APERTADO, ENTRELAÇADO AO CENTRO DA SALA, E UMA PESSOA PARA TENTAR PENETRAR NESTE GRUPO, DA MELHOR MANEIRA QUE ACHAR POSSÍVEL, USANDO A FORÇA BRUTA OU DIALOGANDO.

AVALIAÇÃO:
PARA DEBATER:
-QUAIS OS SENTIMENTOS DESPERTADOS NOS INDIVÍDUOS QUANDO SÃO EXCLUÍDOS DO GRUPO?
-O QUE LEVA O GRUPO A EXCLUIR?
-COMO EVITAR A EXCLUSÃO?

8-DOS GRUPOS
 OBJETIVO:
-ENTROSAR O GRUPO.

DESENVOLVIMENTO:
INICIE A DINÂMICA COM OS ALUNOS ANDANDO EM CÍRCULO. AO SINAL DO COMANDO, ELES DEVERÃO SE AGRUPAR DE ACORDO COM O NÚMERO FALADO -2, 4,10 E TANTOS QUANTOS QUISEREM. 

AVALIAÇÃO:
COMENTE COM A TURMA SOBRE:
-AS POSSIBILIDADES DE TODOS ESTAREM SE ENTROSANDO.
-A IMPORTÂNCIA DO ENTROSAMENTO ENTRE AS PESSOAS.

9-CONFIO NO MEU PAR

OBJETIVO:
-RESTABELECER OU MELHORAR A CONFIANÇA NO COLEGA.

TEMPO: 30 MINUTOS.

DESENVOLVIMENTO: NUMA SALA AMPLA, DIVIDA O GRUPO EM DUPLAS. COLOQUE NA SALA VÁRIOS OBSTÁCULOS, DISTRIBUÍDOS ALEATORIAMENTE. UM ESTARÁ COM OS OLHOS VENDADOS E O OUTRO CONDUZIRÁ O SEU PAR PELA SALA, COLOCANDO O SEU BRAÇO SOBRE O OMBRO DO OUTRO, EM SILÊNCIO. APÓS DETERMINADO TEMPO, TROCAM-SE OS PAPÉIS DA DUPLA.

AVALIAÇÃO:
CADA PARTICIPANTE RELATARÁ NO GRUPÃO AS SENSAÇÕES QUE TEVE AO SER CONDUZIDO E O QUE MAIS APRECIOU DURANTE A DINÂMICA.

FECHAMENTO:
PARA DEBATER:
QUAIS SÃO OS SINAIS QUE INDICAM QUE PODEMOS CONFIAR EM ALGUÉM?
-QUAIS SÃO AS PESSOAS EM QUEM VOCÊ CONFIA?
-O QUE LEVA VOCÊ A DEIXAR DE CONFIAR EM ALGUÉM?

10-BALÃO D`ÁGUA 

OBJETIVO: 
ENTROSAR E RELAXAR A TURMA.

MATERIAL: BALÕES CHEIOS D`ÁGUA

DESENVOLVIMENTO:
-DIVIDA A TURMA EM TRÊS GRUPOS;
-IDENTIFIQUE OS GRUPOS POR CORES (AZUL- VERDE- BRANCO)

DIVIDA CADA GRUPO EM DUAS FILEIRAS:
VERDE............................VERDE
AZUL...............................AZUL
BRANCO.........................BRANCO
ENTREGUE A CADA GRUPO UM BALÃO CHEIO D`ÁGUA, QUE DEVERÁ SER LANÇADO DE UM LADO PARA O OUTRO, SEM DEIXAR ESTOURAR. O GRUPO QUE DEIXAR O BALÃO ESTOURAR SAIRÁ DA DINÂMICA.

AVALIAÇÃO:
APÓS A DINÂMICA, REÚNA OS ALUNOS E PEÇA-LHES QUE COMENTEM AS ATITUDES QUE TIVERAM DE TOMAR PARA NÃO DEIXAR OS BALÕES ESTOURAREM. PEÇA-LHES QUE RELATEM SITUAÇÕES QUE OCORRERAM NA VIDA DELES EM QUE TIVERAM DE CONFIAR EM UM AMIGO.






Dinâmicas para reunião de pais

 OBJETIVOS:
-INTEGRAR A ESCOLA E A FAMÍLIA;
-ESTIMULAR A COMUNICAÇÃO E DESENVOLVER A CONFIANÇA ENTRE PAI E FILHO.

1-DINÂMICA DAS MÃOS

MATERIAL: TESOURA, COLA E CARTOLINAS VERDE, MARROM, CINZA E AZUL.

FAÇA O CONTORNO DAS MÃOS SOBRE A CARTOLINA VERDE E DEPOIS RECORTE. NA CARTOLINA AZUL, DESENHE O CONTORNO DE GOTAS. NA CINZA DESENHE A FORMA DE UM REGADOR GRANDE E RECORTE E NO PAPEL MARROM DESENHE UM TRONCO DE ÁRVORE E RECORTE.

DESENVOLVIMENTO: OS PAIS OU RESPONSÁVEIS PRESENTES À REUNIÃO DEVEM REFLETIR E COM UMA ÚNICA PALAVRA RESPONDER AO SEGUINTE QUESTIONAMENTO: O QUE PRECISAMOS FAZER PARA QUE OS NOSSOS FILHOS CRESÇAM E DÊ BONS FRUTOS?
CADA PARTICIPANTE DEVE ESCREVER A SUA RESPOSTA NA GOTA D` ÁGUA. NO DESENHO DA MÃO, O PAI OU RESPONSÁVEL DEVE ESCREVER O SEU NOME E O DO SEU FILHO. JÁ COLADO NO MURAL OU QUADRO DEVE ESTAR O TRONCO E, PRÓXIMO, O REGADOR. CADA PARTICIPANTE DEVE COLOCAR A FORMA DA SUA MÃO NA COPA DA ÁRVORE E A GOTA  D` ÁGUA COMO ESTIVESSE SAINDO DO REGADOR E EXPLICAR O MOTIVO PORQUE ESCOLHEU A PALAVRA.

FECHAMENTO: CADA PARTICIPANTE DEVE EXPRIMIR OS SENTIMENTOS QUE A DINÂMICA DESPERTOU. 

2-SIGNIFICADOS

OBJETIVO: REFLETIR SOBRE OS SENTIMENTOS INDIVIDUAIS.

MATERIAL: FICHAS ESCRITAS ( AMOR, RESPONSABILIDADE, AMIZADE, ETC).

DESENVOLVIMENTO: DIVIDA OS PAIS OU RESPONSÁVEIS EM GRUPOS DE OITO PARTICIPANTES. CADA GRUPO RECEBE UMA FICHA COM UM TEMA DETERMINADO. O GRUPO TERÁ 15 MINUTOS PARA DAR O SIGNIFICADO DA PALAVRA RECEBIDA. EXEMPLO: AMOR.
-O QUE SIGNIFICA “AMOR” PARA NÓS?
-E PARA OS JOVENS?

AVALIAÇÃO: RELATE PARA O GRUPÃO OS SIGNIFICADOS OBTIDOS EM CADA SUBGRUPO.

3-TRABALHANDO COM EXPECTATIVAS

-ANALISAR AS EXPECTATIVAS DOS PARTICIPANTES DO GRUPO;
-PERCEBER QUAIS SÃO AS EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO A SEUS FILHOS, E VICE-VERSA.

 MATERIAL: CANETA E PAPEL.

DESENVOLVIMENTO: OS PAIS OU RESPONSÁVEIS DEVEM REPRESENTAR, ATRAVÉS DE DESENHOS:
-COMO ELES SE VÊEM COMO PAIS?
-COMO ELES VÊEM SEUS FILHOS?

AVALIAÇÃO: 
COMENTÁRIOS E EXPLICAÇÕES SOBRE AS REPRESENTAÇÕES E COMO SE SENTIRAM.

4-OS VALORES E SEUS SIGNIFICADOS

OBJETIVOS:
-PERCEBER A VARIAÇÃO DOS CONCEITOS SOBRE VALORES DE CADA PAI OU RESPONSÁVEL.
-IDENTIFICAR OS TIPOS DE PROBLEMAS SURGIDOS DAS DIFERENÇAS DE VALORES ENTRE PAIS E FILHOS.

PARTICIPANTES: 10 PESSOAS PARA CADA GRUPO.

MATERIAL: LÁPIS E PAPEL.

DESENVOLVIMENTO: CADA PAI OU RESPONSÀVEL RECEBE UMA FOLHA COM TRÊS FRASES RELACIONADAS A VALORES PRESENTE NA NOSSA CULTURA.
EXEMPLOS DE FRASES:
-TER BONS AMIGOS;
-AJUDAR A OUTRAS PESSOAS;
-NÃO TER NORMAS E LEIS A SEGUIR;
-VIVER CORRETAMENTE;
-ACEITAR A AJUDA DE OUTREM;
-SER GENEROSO (A) E COMPREENSIVO (A).
CADA PARTICIPANTE ESCOLHE UMA DAS FRASES. REALIZADA A ESCOLHA, FORME OS SUBGRUPOS DE ACORDO COM A FRASE ESCOLHIDA E, LOGO APÓS, DISCUTA SOBRE A SUA IMPORTÂNCIA.

AVALIAÇÃO:
APÓS 15 MINUTOS DE DISCUSSÃO, EXPONHA PARA O GRUPO O QUE FOI DISCUTIDO NOS SUBGRUPOS.

5-VERDADE OU MENTIRA
OBJETIVOS:
-TRABALHAR COM O SENTIMENTO DE INSEGURANÇA E SEGURANÇA DOS PAIS OU RESPONSÁVEIS;
-FOCALIZAR NOS RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS OS CONCEITOS DE HONESTIDADE E DESONESTIDADE.

MATERIAL: PAPAL E LÁPIS.

DESENVOLVIMENTO: REÚNA CINCO PESSOAS PARA QUE CADA UMA RELATE UM FATO VERDADEIRO OU FALSO OCORRIDOS DURANTE A SUA ADOLESCÊNCIA. OS OUTROS PARTICIPANTES DEVERÃO DESCOBRIR QUAIS SÃO OS FATOS FALSOS E QUAIS SÃO OS VERDADEIROS, ANOTANDO-OS NA FOLHA.

AVALIAÇÃO:
OS PARTICIPANTES MARCARÃO NA FOLHA O NÚMERO DE ACERTOS E DE ERROS. DISCUTA COM OS PARTICIPANTES COMO SE SENTIRAM AO ENGANAR OS COMPANHEIROS E COMO SE SENTIRAM OS QUE FORAM ENGANADOS.

OBS: AS DINÂMICAS ACIMA PODEM SE ADEQUAR A REALIDADE DE CADA COMUNIDADE E FORAM RETIRADAS DO LIVRO "O DIA A DIA DO PROFESSOR", TENDO COMO AUTORAS: CRISTINA DO VALLE, FERNANDA GANDRA E REGINA CÉLIA VILLAÇA.