quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Escola Municipal Helena Campelo de Queiroz
7ª série (8º ano)
    Disciplina: OPV (Orientação para a vida)

POEMAS 

TEMA:
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Naquele dia tudo mudou!!!  (Clárice e Thássila)

Sonhei com aquele amor
que um dia chegou...

Foi tudo perfeito
do jeito que sonhei,
mas sem perceber
com um monstro casei.

Pensei que ia ser tudo normal,
mas percebi que minha vida
estava rodeada de  mal.

Minha vida virou um pesadelo, agonia.
Naquele dia tudo mudou...

Mulher (Naiane)

Mulher não se rebaixe
não permita a agressão.
Tudo começa com palavras
depois termina no caixão.
Você tem capacidade
de evitar atrocidade.
É só querer solução.

Mulheres sofredoras (Beatriz Dias)

Neste mundo existem...
Mulheres amadas...
Violadas na mente,
Violentadas na alma,
Feridas no corpo,
Sem voz... Sem liberdade,
Acorrentadas em dor.
Cansadas, tristes, desesperadas,
Mal amadas, laços alados
em nós de ferro...
Mãos geladas e frias,
feitas num mundo cruel.


Mulher (Ellis, Jilvânia)

Mulher tem que ser bem tratada,
mulher tem que ser amada.

Ela não pode ser violentada,
ela tem que ser bem cuidada.

Como a beleza da rosa
e a fragilidade de um bebê
não se engane com essas qualidades,
pois até as rosas tem espinhos de verdade.

Ela não pode ser a mais perfeita,
mas ela é a mulher que vira sua cabeça.

Pense bem antes de nos violentar,
o que você despreza hoje,
amanhã pode não estar lá.

Mulher (Carla)

A mulher é como uma flor,
nela não se bate
nem com a própria flor.

A mulher é carinhosa, é cheirosa.
O homem é violento
e depois quer um momento de amor.
Ele bate nela, ela chora,

ela dá amor e ele vai embora.

A mulher (DEISLANE / YVELLY)

Mulher tem que ser respeitada,
e não maltratada.
Mulher nasceu para ser amada
e não desprezada.

Mulher é sensível.
O homem tem que saber valorizá-la,
se não a perderá.

A mulher veio para ser
esposa, amiga e companheira.
Agora eu lhe pergunto:
O que seria do homem sem a mulher brasileira?


A mulher (Camile)

Ela é carinhosa,
ela é como uma flor,
é tão delicada
que merece sempre o amor.
Ela é elegante
e não pode sentir dor,
porque ela sempre quer o seu amor.
Não se pode bater em uma mulher,
ela precisa de carinho e amor.



Mulher merece... (Karen / Adriele)

Uma figura que merece ser valorizada.
Uma figura que merece respeito e atenção.
Mulher,
uma palavra forte,
mas ao mesmo tempo tão frágil.
Violência,
uma palavra de aparência insignificante,
porém, palavra que os homens
expressam usando as mulheres:
chutes, socos, pontapés,
até mesmo palavras que machucam,
são atos que nos mostram
o quanto as mulheres são frágeis.
Covarde,
esse é o verdadeiro nome
dado aos “homens” 
que agridem as mulheres.


Mulheres não merecem sofrer... (John Vítor / Linek)

Por que bater em uma mulher,
se dentro dela bate um coração igual ao nosso?

Existem mulheres diferentes:
negras e brancas,
de raças e culturas diferentes,
mas todas elas devem ser amadas e respeitadas.

Mas tem homens que não enxergam
as qualidades da mulher,
acham que são donos dela,
socam e pode até acontecer assassinatos.

Mas se eles entendessem
o valor que uma mulher tem,
nunca bateriam em uma mulher. 














quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Poemas dos alunos do 9º ano da Escola Municipal Helena Campelo de Queiroz


POEMAS

TEMA: Exploração do Trabalho Infantil

Trabalho Infantil  (Silas, Rafael)

Criança tem que brincar
e não trabalhar.
Se trabalhar, vai se acabar.
Criança não pode trabalhar.
Se trabalhar, vai se prejudicar.

Eu estava no meu lar
e vi uma criança trabalhar.
Eu nem pude ajudar,
porque não tenho dinheiro pra dar.

Trabalho (Adriano, Iosmar)

Trabalho o dia inteiro
sem ganhar nenhum dinheiro.
Passo roupa, limpo o chão,
sem ganhar nenhum tostão.
Quando chega à tarde
não tenho dinheiro
pra comprar nem um pão.

Vou pra casa descansar,
mas tenho a louça pra lavar.
Mas quando chegam as crianças
começa a pintança.
Jogam os brinquedos no chão,
vai me dar um trabalhão.
No outro dia começa a mesma irritação.

Trabalho infantil (João Lucas, Caio)

Eu trabalho para viver
sem saber o que é o amor.
Todos me olham com nojo
e eu sinto muito desgosto.

Quero estudar,
porque o trabalho só faz prejudicar.
Feridas no meu corpo,
Oh! Meu Deus!
Quando isso acabará? 

Não me sinto feliz 
sem ter minha família por perto.
Todos tem sua família 
e eu não tenho nenhuma por perto.


Poema do Trabalho infantil (Fernanda, Nátali)

Meu trabalho é o dia inteiro,
mas nem todo dia ganho dinheiro.
Trabalhamos como cachorros
a procura de um osso.

O dinheiro que eu ganho é pouco
mal dá pra comprar o almoço.
Meus estudos são prejudicados,
porque vivo como um escravo.

No nosso dia a dia
não temos alegria,
pois temos uma obrigação,
trabalhar sem opção.

Trabalho Infantil (Carolina, Kevelin)

Trabalhamos o dia inteiro,
mas não recebemos nenhum dinheiro.
Todo dia, toda hora
sem ir pra escola.

De noite e de dia
sem ter o que comer meio - dia.
Trabalho e mais trabalho
sem receber nenhum salário.
Criança nasceu pra brincar
E não para trabalhar.

Vamos denunciar.
Será que vão acreditar!
Esses trabalhos esforçados
Que causa muito cansaço.

Vida de cachorro ( Ícaro, Maico Douglas)

Trabalho o dia inteiro
e ganho pouco dinheiro.
Passo fome, durmo no chão,
Isso é que é vida de cão.

O meu trabalho é assim
Debaixo do sol, em troca de aipim.
Lavo roupa, varro casa.
Isso é uma desgraça!

Sou tratado igual cachorro,
durmo próximo ao esgoto.
Passo na rua, rumam pedra.
Vivo nessa miséria.

Trabalhando pra família ( Jackson, Elanna)

Não tenho dinheiro,
trabalho o dia inteiro:
varro casa, encero o chão
e não tenho grana nem pro pão.

Eu só sei ler e escrever,
não sei divisão
não cursei a 8ª série
pra ter dinheiro na mão.

Minha mãe é doente
tenho que a sustentar.
Meu pai é desempregado
não tem onde trabalhar.

Minha vida não é boa,
mas sim abençoada.
Deus está comigo
nas horas boas e erradas.

Poema do Trabalho Infantil (Stéfane Silva, Alessandro)

A nossa história é assim,
sem ganhar nenhum dindim.
Trabalhamos com sufoco
mas fazemos com esforço.

Só ganhamos micharia
nessa pobre vida
que nos traz a agonia,
pois sofremos todo dia.

A única brincadeira é
varrer, passar, lavar, vender.
Fazemos tudo caladinho
sem dar nenhum piu.

Esse é o sistema bruto
que enfrentamos todo dia
pra ganhar o pão
trabalhamos todo santo dia.

Trabalho Infantil ( Stéfane Couto, Walace Douglas)

Onde está esse sorriso alegre
que foi trocado por sujeira
no rosto e lágrimas?

Eu trabalho para viver,
mas não me sinto vivo.
Eu procuro minha mãe,
eu procuro o meu pai
nesse monte de trabalho que se vai
e quando acho que a luz irei enxergar,
eu ouço a voz dos meus pais:
- Vai trabalhar.

No meu coração é tanta decepção
e eu sou só mais um
no meio da multidão.
A cada dia que se passa
uma parte aqui se vai
e essa tristeza de mim não sai.

E os outros que vejo brincando
com seus carrinhos
e eu aqui me sentindo tão sozinho.
Criança foi feita para brincar
e não para trabalhar...
E isso vai acabar?

quarta-feira, 10 de junho de 2015

O que fazer com tantas embalagens plásticas?



  Todos os dias milhares de embalagens plásticas são jogadas no lixo, uma verdadeira agressão ao meio ambiente. Podemos mudar essa triste realidade, através de pequenas ações: reduzindo o lixo produzido em sua casa e reciclando o que puder.
  Com embalagens de margarina, goiabada, cremes de massagem é possível fazer lindos porta-trecos. A partir de hoje, observe o seu lixo com um olhar diferente, pois muitas vezes nos enganamos quando pensamos que tudo que estamos jogando fora não tem valor. 


  Você poderá decorar as embalagens com emborrachado ou adesivos 3D




 Prontos para criar outros objetos com o que jogamos no lixo? Vamos lá!!! O meio ambiente agradece!















   

segunda-feira, 11 de maio de 2015

atividades de português ( grau do substantivo - aumentativo e diminutivo)



ATIVIDADE SOBRE DÍGRAFO

Escola Municipal: ___________________________________________
Data: _____/______/______                Série: _________________
Professora: ____________________________
Aluno (a): _______________________________________________

DÍGRAFOS

Leia estas palavras e observe os destaques:

PITANGUEIRA   -  DESCEU   -   CAMINHO   -   PASSO   -   COELHO   -   QUE

  Observe que as letras GU, SC, NH, SS, LH, QU representam um único som.
DÍGRAFO é a reunião de duas letras que representam um só fonema.
Os principais dígrafos são:
CH
chave, bolacha
GU
guerra, guitarra
LH
abelha, telha
QU
quero, quilo
NH
unha, banho
SC
nascer, piscina
RR
ferro, terra
desço, cresço
SS
osso, pássaro
XC
exceção, exceto

   ATENÇÃO: Nas palavras em que as duas letras são pronunciadas, os grupos GU, QU, SC e XC não são dígrafos.
   Exemplos:
   régua, tranquilo, quase, escada, excluir, frequente, exclamar.
   Na divisão das sílabas, os dígrafos CH, LH, NH, GU, QU são inseparáveis, e os dígrafos RR, SS, SC, SÇ, XC são separáveis.
   Exemplos:
   car-ro               pas-so              nas- cer            cres-ça           ex-ce-to.

DÍGRAFO não é encontro consonantal, pois representa um só fonema.

ATIVIDADE

1- Destaque os dígrafos das palavras e separe as sílabas:



quiabo_____   _________________
queijo_____   _________________
carroça_____   _________________
nascido_____   _________________
cachorro_____   _________________
rainha_____   _________________
piscina_____   _________________
guerra_____   _________________
passeio_____   _________________
bicho_____   _________________
aquilo_____   _________________
navalha_____   _________________
excesso_____   _________________
osso_____   _________________



2- Complete as palavras abaixo com os dígrafos LH, CH, NH.



cego ______ a
______upeta
ca ______imbo
_______oque
bri_____o
agu_____a
gati______o
_______aveiro
mu_____er
bobi_____o
gali______eiro
ba_______o


 
3- Separe as sílabas das palavras abaixo e escreva ao lado se o dígrafo é separável ou inseparável. Faça como no modelo:

descida      des-ci-da      separável

a) passagem ________________        _________________
b) milharal ________________        _________________
c) excelente ________________        _________________ 
d) quiabo ________________        _________________
e) chuveiro ________________        _________________

Quer mais atividades? Clique nos links abaixo:

http://equat.blogspot.com/2015/01/atividade-de-portugues-artigo.html

http://equat.blogspot.com/2015/01/atividade-de-portugues-substantivo.html