segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Escola Municipal _________________________________
Data: _____/_____/_____    Série: ____________
Professora: ________________    
Aluno (a): __________________________________


A cigarra e as formigas

   Num belo dia de inverno as formigas estavam tendo o maior trabalho para secar suas reservas de trigo. Depois de uma chuvarada, os grãos tinham ficado completamente molhados. De repente aparece uma cigarra:
- Por favor, formiguinhas, me deem um pouco de trigo! Estou com uma fome danada, acho que vou morrer.
- As formigas pararam de trabalhar, coisa que era contra os princípios delas, e perguntaram:
- Mas por quê?  O que você fez durante o verão? Por acaso não se lembrou de guardar comida para o inverno?
- Para falar a verdade, não tive tempo – respondeu a cigarra. – Passei o verão cantando!
- Bom... Se você passou o verão cantando, que tal passar o inverno dançando? – disseram as formigas, e voltaram para o trabalho dando risada.

Moral da história: Os preguiçosos colhem o que merecem.

(Fábulas de Esopo. Trad. Heloísa Jahn. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1994, p. 48).

ESTUDO DO TEXTO

1- De acordo com a fábula, para que as formigas armazenaram comida durante o verão? ________________________________________________________________________________________________________________________

2- A cigarra fez o mesmo? Por quê? ________________________________________________________________________________________________________________________

3- E que consequência isso trouxe para ela?



________________________________________________________________________________________________________________________

4- Complete a frase abaixo com a alternativa adequada:
Essa fábula ensina que: ___________________________________________________________________________________________________________________
        a)   cantar não é importante.
        b)   ás vezes, é preciso ser egoísta.
        c)   é importante trabalhar para garantir o próprio sustento.

3- Complete a frase abaixo com a alternativa adequada:
Nessa fábula, a principal característica humana atribuída às formigas é a de serem ______________________.

      a)   preguiçosas            b) gulosas                c) trabalhadeiras


Escola ____________________________________
Data: _____/_____/_______    Série: _________
Professora: _________________  
Aluno (a): _________________________


O galo e a raposa

    No meio dos galhos de uma árvore bem alta um galo estava empoleirado e cantava a todo o volume. Sua voz esganiçada ecoava na floresta. Ouvindo aquele som tão conhecido, uma raposa que estava caçando se aproximou da árvore. Ao ver o galo lá no alto, a raposa começou a imaginar algum jeito de fazer o outro descer. Com a voz mais boazinha do mundo, cumprimentou o galo dizendo:
   - Ó meu querido primo, por acaso você ficou sabendo da proclamação de paz e harmonia universal entre todos os tipos de bichos da terra, da água e do ar? Acabou essa história de ficar tentando agarrar os outros para comê-los. Agora vai ser tudo na base do amor e da amizade. Desça para a gente conversar com calma sobre as grandes novidades!
   O galo, que sabia que não dava para acreditar em nada do que a raposa dizia, fingiu que estava vendo uma coisa lá longe. Curiosa, a raposa quis saber o que ele estava olhando com ar tão preocupado.
   - Bem – disse o galo -, acho que estou vendo uma matilha de cães ali adiante. 
   - Nesse caso é melhor eu ir embora – disse a raposa.
   - O que é isso, prima? – disse o galo. – Por favor, não vá ainda! Já estou descendo! Não vá me dizer que está com medo dos cachorros nesses tempos de paz?!
   - Não, não é medo – disse a raposa -, mas... e se eles ainda não estiverem sabendo da proclamação?

Moral da história: Cuidado com as amizades muito repentinas.

(Fábulas de Esopo. Trad. Heloísa Jahn. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1999, p. 22).

ESTUDO DO TEXTO

1-   Caracterize o local onde se passa a história.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2-   Por que você acha que a raposa e o galo foram escolhidos como personagens dessa história?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3-   Quais foram as estratégias da raposa para enganar o galo?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4-   Qual foi a intenção do galo ao falar que estava vendo uma matilha?
_______________________________________________________________________________________________________________________

5-   O que você achou da atitude do galo?
______________________________________________________________________________________________________________________

6-   Explique a moral do texto.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


sábado, 3 de janeiro de 2015

PARA REFLETIR...


  ESSE É O TIPO DE PROFESSOR QUE CONTINUA AMPLIANDO OS SEUS CONHECIMENTOS, ATRAVÉS DE PESQUISAS, TROCA DE CONHECIMENTOS COM ALUNOS, PROFESSORES E COMUNIDADE...


    OS ALUNOS ADQUIREM SABERES QUE SÃO APRENDIDOS NO SEU COTIDIANO, NO CONTATO COM A FAMÍLIA, IGREJA E AMIGOS. PENA, QUE MUITAS VEZES IGNORAMOS ESSES SABERES E PREFERIMOS COMEÇAR DO ZERO, OU SEJA, SEM EXPLORAR O CONHECIMENTO PRÉVIO DOS ALUNOS.
     O PROFESSOR TEM A FACA E O QUEIJO NA MÃO, SÓ FALTA A VONTADE DE COMÊ-LO. PROCURAMOS SEMPRE OS CAMINHOS MAIS DIFÍCEIS, COMO DIZEM, PROCURAMOS CHIFRE EM CABEÇA DE CAVALO. TEMOS UMA PROFISSÃO MUITO BONITA, EMBORA NÃO SEJA VALORIZADA.
   MAS, VAMOS MUDAR NOSSO DISCURSO, CHEGA DE RECLAMAR, VAMOS AMAR MAIS A NOSSA PROFISSÃO E DEIXAR DE LADO AS INTRIGAS. 
  APESAR DE MUITOS PROFESSORES AINDA ESTAREM RECEBENDO SALÁRIOS DEFASADOS, NÃO PODEMOS DESCARREGAR NOSSOS PROBLEMAS NA SALA DE AULA, POIS NOSSOS ALUNOS NÃO MERECEM. 
   ESPERO QUE ESSE ANO SEJA DIFERENTE, PROFESSORES LICENCIADOS EM SEU DEVIDO LUGAR E SALÁRIOS DE ACORDO COM SEUS NÍVEIS.