segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Lendo e interpretando...

·         Quais as características que você observou nas personagens da fábula?
·         Ao ler a fábula, que diferenças você pode notar entre o comportamento e os locais onde viviam o cisne e o corvo?
·         Por que o corvo queria se transformar em cisne?
·         Quais as consequências que esse desejo trouxe à vida do corvo?
·         Tanto o cisne como o corvo são animais que estão adaptados ao ambiente onde vivem. Comente a moral da história: “Podemos mudar de hábitos, nunca modificar a nossa natureza”.

·         Em que planeta mora o primeiro menino citado no texto?
·         Como você concluiu isso?
·         Como você imagina a vida no planeta azul?
·         O menino conta que o planeta azul está ficando desbotado. Por que será?
·         Por que o menino do planeta azul quer se corresponder? De que ele precisa?
·         Como é a vida na outra galáxia?
·         Qual foi a mensagem enviada pelo habitante da outra galáxia ao menino do planeta azul?
·         Na sua opinião, o mundo do habitante da outra galáxia é possível, real ou imaginário? Por quê?
·         Como você imagina que possa ser um mundo ideal?
·         O que pode ser feito para tornar esse mundo real?
·         Que tal você escrever uma carta para um amigo de outra galáxia? O que contaria? O que pediria para ele?
Leia a sua carta para os seus colegas e para o (a) seu (sua) professor (a). 
·         Qual a sua opinião sobre a lenda grega que acabou de ler?
·         Quais os talentos que você acha que tem escondidos dentro de você? Cite alguns.
·         Como você está utilizando esses talentos?

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Produção de texto a partir das HQs



 






 


 O AMIGO DA BRUXINHA
 EVA FURNARI 

DICAS IMPORTANTES PARA PRODUZIR UM TEXTO NARRATIVO:
-DÊ NOME AOS PERSONAGENS;
-DESCREVA O AMBIENTE E OS PERSONAGENS;