segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Escola Municipal _________________________________
Data: _____/_____/_____    Série: ____________
Professora: ________________    
Aluno (a): __________________________________


A cigarra e as formigas

   Num belo dia de inverno as formigas estavam tendo o maior trabalho para secar suas reservas de trigo. Depois de uma chuvarada, os grãos tinham ficado completamente molhados. De repente aparece uma cigarra:
- Por favor, formiguinhas, me deem um pouco de trigo! Estou com uma fome danada, acho que vou morrer.
- As formigas pararam de trabalhar, coisa que era contra os princípios delas, e perguntaram:
- Mas por quê?  O que você fez durante o verão? Por acaso não se lembrou de guardar comida para o inverno?
- Para falar a verdade, não tive tempo – respondeu a cigarra. – Passei o verão cantando!
- Bom... Se você passou o verão cantando, que tal passar o inverno dançando? – disseram as formigas, e voltaram para o trabalho dando risada.

Moral da história: Os preguiçosos colhem o que merecem.

(Fábulas de Esopo. Trad. Heloísa Jahn. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1994, p. 48).

ESTUDO DO TEXTO

1- De acordo com a fábula, para que as formigas armazenaram comida durante o verão? ________________________________________________________________________________________________________________________

2- A cigarra fez o mesmo? Por quê? ________________________________________________________________________________________________________________________

3- E que consequência isso trouxe para ela?



________________________________________________________________________________________________________________________

4- Complete a frase abaixo com a alternativa adequada:
Essa fábula ensina que: ___________________________________________________________________________________________________________________
        a)   cantar não é importante.
        b)   ás vezes, é preciso ser egoísta.
        c)   é importante trabalhar para garantir o próprio sustento.

3- Complete a frase abaixo com a alternativa adequada:
Nessa fábula, a principal característica humana atribuída às formigas é a de serem ______________________.

      a)   preguiçosas            b) gulosas                c) trabalhadeiras


Escola ____________________________________
Data: _____/_____/_______    Série: _________
Professora: _________________  
Aluno (a): _________________________


O galo e a raposa

    No meio dos galhos de uma árvore bem alta um galo estava empoleirado e cantava a todo o volume. Sua voz esganiçada ecoava na floresta. Ouvindo aquele som tão conhecido, uma raposa que estava caçando se aproximou da árvore. Ao ver o galo lá no alto, a raposa começou a imaginar algum jeito de fazer o outro descer. Com a voz mais boazinha do mundo, cumprimentou o galo dizendo:
   - Ó meu querido primo, por acaso você ficou sabendo da proclamação de paz e harmonia universal entre todos os tipos de bichos da terra, da água e do ar? Acabou essa história de ficar tentando agarrar os outros para comê-los. Agora vai ser tudo na base do amor e da amizade. Desça para a gente conversar com calma sobre as grandes novidades!
   O galo, que sabia que não dava para acreditar em nada do que a raposa dizia, fingiu que estava vendo uma coisa lá longe. Curiosa, a raposa quis saber o que ele estava olhando com ar tão preocupado.
   - Bem – disse o galo -, acho que estou vendo uma matilha de cães ali adiante. 
   - Nesse caso é melhor eu ir embora – disse a raposa.
   - O que é isso, prima? – disse o galo. – Por favor, não vá ainda! Já estou descendo! Não vá me dizer que está com medo dos cachorros nesses tempos de paz?!
   - Não, não é medo – disse a raposa -, mas... e se eles ainda não estiverem sabendo da proclamação?

Moral da história: Cuidado com as amizades muito repentinas.

(Fábulas de Esopo. Trad. Heloísa Jahn. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1999, p. 22).

ESTUDO DO TEXTO

1-   Caracterize o local onde se passa a história.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2-   Por que você acha que a raposa e o galo foram escolhidos como personagens dessa história?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3-   Quais foram as estratégias da raposa para enganar o galo?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4-   Qual foi a intenção do galo ao falar que estava vendo uma matilha?
_______________________________________________________________________________________________________________________

5-   O que você achou da atitude do galo?
______________________________________________________________________________________________________________________

6-   Explique a moral do texto.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


sábado, 3 de janeiro de 2015

PARA REFLETIR...


  ESSE É O TIPO DE PROFESSOR QUE CONTINUA AMPLIANDO OS SEUS CONHECIMENTOS, ATRAVÉS DE PESQUISAS, TROCA DE CONHECIMENTOS COM ALUNOS, PROFESSORES E COMUNIDADE...


    OS ALUNOS ADQUIREM SABERES QUE SÃO APRENDIDOS NO SEU COTIDIANO, NO CONTATO COM A FAMÍLIA, IGREJA E AMIGOS. PENA, QUE MUITAS VEZES IGNORAMOS ESSES SABERES E PREFERIMOS COMEÇAR DO ZERO, OU SEJA, SEM EXPLORAR O CONHECIMENTO PRÉVIO DOS ALUNOS.
     O PROFESSOR TEM A FACA E O QUEIJO NA MÃO, SÓ FALTA A VONTADE DE COMÊ-LO. PROCURAMOS SEMPRE OS CAMINHOS MAIS DIFÍCEIS, COMO DIZEM, PROCURAMOS CHIFRE EM CABEÇA DE CAVALO. TEMOS UMA PROFISSÃO MUITO BONITA, EMBORA NÃO SEJA VALORIZADA.
   MAS, VAMOS MUDAR NOSSO DISCURSO, CHEGA DE RECLAMAR, VAMOS AMAR MAIS A NOSSA PROFISSÃO E DEIXAR DE LADO AS INTRIGAS. 
  APESAR DE MUITOS PROFESSORES AINDA ESTAREM RECEBENDO SALÁRIOS DEFASADOS, NÃO PODEMOS DESCARREGAR NOSSOS PROBLEMAS NA SALA DE AULA, POIS NOSSOS ALUNOS NÃO MERECEM. 
   ESPERO QUE ESSE ANO SEJA DIFERENTE, PROFESSORES LICENCIADOS EM SEU DEVIDO LUGAR E SALÁRIOS DE ACORDO COM SEUS NÍVEIS.









terça-feira, 30 de dezembro de 2014

DECORAÇÃO NATALINA 2014



   FICOU MUITO BONITA A DECORAÇÃO DE NATAL DA CRECHE CASTELO DE AREIA, LOCALIZADA NO GUAIBIM, DISTRITO DO MUNICÍPIO DE VALENÇA.  
   AS PROFESSORAS ESBANJARAM TALENTO E CRIATIVIDADE AO USAR OS MATERIAIS DISPONIBILIZADOS PELA DIREÇÃO E COORDENAÇÃO DA ESCOLA.   













       QUE EM 2015 TODAS AS ESCOLAS MUNICIPAIS TENHAM UM ANO LETIVO REPLETO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA TODOS OS PROFESSORES DA REDE MOSTRAREM SEUS DONS ARTÍSTICOS.

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

LEMBRANCINHAS EM E.V.A PARA O DIA DA VOVÓ, DAS MÃES, DOS PAIS, DAS CRIANÇAS E MUITO MAIS...






segunda-feira, 14 de julho de 2014

AGRADECIMENTO

Olá, admiradores do BLOG EQUAT!

Vocês não sabem o quanto vocês me deixam alegre ao visitar o meu blog e fazer comentários.

Quero agradecer o enorme carinho de vocês. 
Espero que o que eu esteja postando seja útil para vocês.
Em breve estarei postando novas atividades.

Beijos, com sabor de mel. 


sábado, 14 de setembro de 2013

ATIVIDADE DE HISTÓRIA

                                       OLÁ, PESSOAL!

  ESTIVE AUSENTE DURANTE MUITO TEMPO, MAS AGORA RESOLVI  CONTINUAR ATUALIZANDO O MEU BLOG. 
 ESPERO QUE GOSTEM DAS NOVIDADES, BEIJOS.

ATIVIDADE DE HISTÓRIA


ASSUNTO: MIGRAÇÃO 


De onde viemos?

   As influências dos indígenas, dos portugueses, dos africanos e dos imigrantes foram fundamentais para a formação do povo brasileiro. Essas influências se misturaram e se tornaram mais intensas devido aos deslocamentos de pessoas de uma região para outra do país. Esses deslocamentos são chamados de migrações.
   No texto a seguir, a personagem principal conta como e por que duas amigas se mudaram do lugar onde elas moravam. Leia-o.
   Quando eu era pequena, morava num bairro só de casas. O lugar era tão calmo que nós podíamos brincar no meio da rua. Parecia uma cidade do interior, apesar de ser São Paulo.
   A turma do quarteirão era composta por dez crianças, sete meninos e três meninas:eu e duas gêmeas, minhas vizinhas. Uma era a Iraildes e a outra, a Iranildes.
   [...] Foi quando aconteceu uma coisa que acelerou o ritmo dos acontecimentos: a Iraildes e a Iranildes se mudaram. O pai delas tinha conseguido um emprego no Rio de Janeiro e elas iam morar em Ipanema.
   - Lá tem mar! – me diziam. – Você pode nos visitar!
   - Nós vamos escrever cartas e nos corresponder!
   No fundo, eu sabia que diziam isso só para me animar. Ficaram tão chateadas quanto eu. Não estava nem um pouco interessada em trocar minhas amigas por nenhum mar deste mundo.
   Mas não teve jeito. Dali a uma semana elas foram embora. [...]
     Anna Flora Ferraz de Camargo Coelho. O louco do meu bairro. São Paulo, Ática, 1999.
 
Responda as questões a seguir:

1- Para onde as amigas da personagem que narra o texto se mudaram? Por que elas se mudaram?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________


2- Em sua opinião, que outros motivos, além de trabalho, levam as pessoas a se mudar de município ou de estado?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________


3- Você já se mudou com sua família de um lugar para outro?
Se já mudou, produza um pequeno texto contando como era o lugar onde você vivia, para onde se mudou e quais foram os motivos.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

   Em todo o Brasil, existem pessoas vivendo em lugares diferentes de onde nasceram.
·        Em sua turma, há alunos que nasceram em municípios diferentes dos que vivem atualmente? Comente.
·        Faça um levantamento sobre o município de origem de cada um, preenchendo a tabela abaixo.

Nome do aluno
Lugar de nascimento (Município e estado)
Lugar onde vive atualmente


Valença - BA


Valença - BA


Valença - BA


Valença - BA


Valença - BA


Valença - BA


Valença - BA


Valença - BA


Valença - BA


Valença - BA


Valença - BA


Valença - BA


Valença - BA


Valença - BA


Valença - BA


Valença - BA


Valença - BA

Observe a tabela e responda as questões abaixo:

1- Em qual município e estado vivem esses alunos?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2- Quais são os municípios onde nasceram os alunos que migraram para Valença?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Obs: Se seus alunos não moram em Valença utilize o quadro abaixo.

Nome do aluno
Lugar de nascimento (Município e estado)
Lugar onde vive atualmente