sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

AULAS INESQUECÍVEIS

    Algumas aulas ficarão marcadas em nossas memórias. Essas são algumas delas:

    Eu criei este jogo. A classe foi dividida em 5 grupos de 4 componentes. O objetivo do jogo era conseguir o maior número de operações com os resultados citados pela professora, durante 15 minutos. Na primeira rodada o número escolhido foi o 35 e na segunda, o 24. Não escolhi um nome para esse jogo.  
    Fiquei surpresa com a quantidade de operações que eles conseguiram encontrar. Ao término de cada rodada, recolhi os papéis das equipes e listei as operações na lousa. Observei que os alunos utilizaram várias formas para se chegar aos resultados mencionados. Alguns usaram até expressões numéricas, todos utilizaram operações da multiplicação, da adição e subtração. A operação menos usada foi a divisão.
Componentes da equipe A: Leilton (4º ano), Márcio e Marciel (3º ano) e kelven (3º ano);
Componentes da equipe B: Laiane (5º ano), Irani (4º ano), Tamires Jesus (5º ano) e Tamires Barreto (3º ano);
Componentes da equipe C: Larissa (5º ano), Samara (5º ano), Kailane (5º ano) e Jeniquele (4º ano);
Componentes da equipe D: Iranildes (5º ano), Lucas (4º ano), Daniela (5º ano) e Caíque (4º ano);
Componentes da equipe E: Roque (4º ano), Carine (4º ano), Rikelmi (3º ano) e Verônica (3º ano);

1ª RODADA (Resultado 35)
EQUIPE A
EQUIPE B
EQUIPE C
EQUIPE D
EQUIPE E
5 x 7 =
20 + 15 =
30 + 7 – 2 =
23 + 12 =
30 + 5 =
34 + 1 =
30 – 5 =
32 + 3 =
32 + 3 =
5 x 7 =
33 + 2 =
5 x 7 =
22 + 13 =
30 +5 =
10 + 10 + 10 + 5 =
30 + 5 =
27 + 8 =
5 x 7 =
20 + 15 =
34 + 1 =
20 + 15 =
35 x 1 =
15 + 15 + 5 =
7 x 5 =
40 – 5 =
35 + 10 =
40 – 5 =
50 – 15 =
25 + 10 =
20 + 10 + 5 =
40 – 5 =
25 + 10 =
30 + 5 =
27 + 8 =
39 – 4 =
50 – 15 =
47 – 12 =
40 – 5 =
28 + 7 =
29 + 6 =
18 + 17 =
33 + 2 =
18 + 17 =
29 + 6 =
37 – 2 =
70 – 35 =
36 – 1 =
25 + 10 =
34 + 1 =
---------------
45 – 10 =
--------------
19 + 16 =
24 + 11 =
----------------
22 + 13 =
--------------
20 + 15 =
26 + 9 =
--------------
80 – 45 =
--------------
12 + 23 =
22 + 13 =
---------------
-----------------
---------------
30 + 20 – 15 =
21 + 14 =
--------------
-----------------
--------------
28 + 7 =
36 – 1 =
---------------
-----------------
----------------
70 : 2 =
40 – 5 =
---------------

2ª RODADA (Resultado 24)
EQUIPE A
EQUIPE B
EQUIPE C
EQUIPE D
EQUIPE E
12 + 12 =
8 x 3 =
12 + 12 =
8 x 3 =
 12 + 12 =
13 + 11 =
20 + 4 =
20 + 4 =
 20 + 4 =
25 – 1 =
6 + 6 + 6 + 6  =
15 + 9 =
22 + 2 =
15 + 9 =
10 + 10 + 4 =
14 + 10 =
12 + 12 =
 28 – 4 =
12 + 12 =
20 + 4 =
15 + 9 =
30 - 6 =
10 + 10 + 4 =
30 – 6 =
3 X 8 =
16 + 8 =
23 + 1 =
 12 + 11 + 1=
23 + 1 =
19 + 5 =
25 - 1 =
10 + 10 + 4 =
48 : 2 =
10 + 10 +.4 =
12 x 2 =
10 + 10 + 4=
10 + 14 =
31 – 7 =
10 + 14 =
18 + 6 =
26 - 2 =
34 - 10 =
 21 + 3 =
34 – 10 =
---------------
27 - 3 =
8 + 8 + 8 =
19 + 5 =
8 + 8 + 8 =
----------------
28 - 4 =
19 + 5 =
25 – 1 =
19 + 5 =
-----------------
29 - 5 =
6 x 4 =
23 + 1 =
6 x 4 =
--------------
20 + 4 =
6 + 6 + 6 + 6 =
29 - 5 =
6 + 6 + 6 + 6=
---------------
48 : 2 =
26 – 2 =
30 - 4 =
26 – 2 =
--------------
4 x 6 =
28 – 4 =
6 x 4 =
28 - 4 =
---------------
24 + 0 =
29 – 5 =
15 + 9 =
29 – 5 =
---------------
22 + 2 =
10 + 10 + 5 – 1=
18 + 6 =
10 + 10 + 5 - 1
-------------
21 + 3 =
15 + 10 – 5 =
27 – 3 =
15 + 10 – 1 =
------------
34 – 10 =
14 + 10 =
5 x 5 – 1 =
13 + 11=
-------------
44 – 20 =
13 + 11 =
13 + 11 =
21 + 3 =
--------------
54 – 30 =
21 + 3 =
14 + 10 =
22 + 2 =
------------
80 – 56 =
22 + 2 =
17  + 7 =
17 + 7 =
----------------
--------------
17 + 7 =
35 – 11 =
------------
---------------
---------------
11 + 11 + 2 =
34 – 10 =
------------
---------------
--------------
16 + 8 =
33 – 9 =
----------
----------------
---------------
14 + 10=
4 +. 4 + 4 + 4 + 4 + 4 =
------------
-----------------
---------------
25 – 1 =
23 + 5 – 4=
----------------
---------------
---------------
5 x 4 + 4 =
------------------
-------------
---------------
--------------
27 – 3 =
---------------
---------------
--------------
---------------
20 + 6 – 2 =
-----------------
--------------
---------------
--------------
31 – 7 =
---------------
-----------
---------------
--------------
--------------
----------------
---------------
---------------
-----------------
--------------
---------------
---------------
---------------

EQUIPE C

    Durante o jogo era proibido o uso de tabuadas e também não podiam repetir as operações, ou seja, aquelas em que os termos são trocados de lugar, mas o resultado é o mesmo. Ex: 24 + 0 / 0 + 24.


EQUIPE  D


EQUIPE  A

EQUIPE  B
EQUIPE  E

  Que nome você daria a este jogo?

    A próxima atividade foi: Criar 2 situações- problemas, uma com o resultado 35 e a outra com o 24. Podendo utilizar qualquer operação, contanto que o resultado fosse o pré-estabelecido pela professora.
Larissa (5º ano)


    A correção da atividade acima foi bastante satisfatória, pois no momento em que cada aluno lia os seus problemas, os demais resolviam em seus cadernos. Depois que todos encontravam o resultado, o aluno que criou os problemas dizia as respostas para os demais conferirem os resultados encontrados.
   A atividade do dia seguinte também foi muito interessante, pois os alunos deveriam completar os problemas com os dados que estavam faltando.
1- Para o aniversário de Núbia, sua mãe comprou...................
2- Numa barraca de feira havia.....................................
3- Em um dia, Pedrinho conseguiu fazer.................................
   Kailane (5º ano)






quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

CHÁ DE FRALDAS DE NATHÁLIA HÉLLEN

Essa é uma ótima oportunidade para agradecer o carinho de vocês. 
Nunca vou esquecer o que vocês fizeram por mim.  

Um dos dias mais felizes da minha vida. Quanta emoção!!!









































segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS (SUBSTANTIVO COLETIVO)

SUBSTANTIVO COLETIVO
Observe a palavra em destaque:
O nosso time estava cheio de amigos.
A palavra “time” tem uma forma singular, mas indica um grupo de jogadores. Chama-se substantivo coletivo.
Substantivo coletivo é aquele que, mesmo estando no singular, indica um conjunto de elementos.

PRINCIPAIS COLETIVOS

ÁLBUM
de fotografias
FAUNA
animais de uma região
ALCATÉIA
de lobos
FEIXE
de lenha, capim
ARQUIPÉLAGO
de ilhas
FLORA
 plantas de uma região
BANDA
de músicos
FLORESTA
de árvores
BANDO
de aves
GALERIA
de quadros
BATALHÃO
de soldados
MANADA
de bois, porcos
BIBLIOTECA
de livros
MATILHA
de cães
BOIADA
de bois
MOLHO
de chaves
CACHO
de bananas, uvas
MULTIDÃO
de pessoas
CÁFILA
de camelos
MUSEU
de objetos antigos
CARAVANA
de viajantes
NINHADA
de pintos, ovos, filhotes
CARDUME
de peixes
ORQUESTRA
de músicos
COLMÉIA
de cortiços de abelhas
PENCA
de bananas, chaves
CONSTELAÇÃO
de estrelas
POMAR
de árvores frutíferas
CORDILHEIRA
de serras
PROLE
de filhos
CORJA
de ladrões
QUADRILHA
de ladrões
CORO
de vozes
RAMALHETE
de flores
DISCOTECA
de discos
REBANHO
de bois, ovelhas, cabras
ELENCO
de artistas ou atores
RESMA
de papel
ENXAME
de abelhas
RÉSTIA
de alhos, cebolas
ENXOVAL
de roupas
SÉCULO
período de cem anos
ESQUADRA
de navios de guerra
TIME
de jogadores
ESQUADRILHA
de aviões
TRIBO
de índios
EXÉRCITO
de soldados
TROPA
de animais de carga

 ATIVIDADE

4- Copie as frases, substituindo a expressão destacada pelo coletivo correspondente. Faça a concordância:

a)O conjunto de ilhas de Fernando de Noronha é de origem vulcânica.
___________________________________________
___________________________________________

b)O conjunto de plantas da região brasileira é um dos mais variados do mundo.
__________________________________________
__________________________________________

c)O conjunto de navios está se aproximando da costa brasileira.
__________________________________________
__________________________________________

d)O meu conjunto de discos está variadíssimo.
__________________________________________
___________________________________________

e)Os zoológicos estudam o conjunto de animais de uma região.
___________________________________________
____________________________________________

5- Dê o coletivo de:

Biblioteca _________________________________
Penca_____________________________________
Ramalhete_________________________________
Boiada____________________________________
Floresta___________________________________
Multidão__________________________________
Cacho_____________________________________
Cardume__________________________________
Constelação________________________________
Enxame___________________________________
Fauna_____________________________________
Manada___________________________________
Museu____________________________________
Orquestra__________________________________
Prole______________________________________
Time______________________________________
Tribo______________________________________
Tropa_____________________________________