segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

BAILE DE MÁSCARAS




 CARNAVAL, esta data tão especial que faz parte do nosso calendário escolar não podia passar em branco. Com pouco material fizemos um baile de máscaras ao som das famosas marchinhas


  



 


 

  Outra sugestão bastante simples, mas que surte efeito: Faça um show de calouros com as músicas dos cantores baianos para relembrar o carnaval de Salvador.

 Por que será que o povo brasileiro gosta tanto do Carnaval, Hein??????????

domingo, 1 de fevereiro de 2015

LEMBRANCINHAS DE EVA PARA O DIA DOS ESTUDANTES, PROFESSORES E MUITO MAIS...


  TODOS NÓS GOSTAMOS DE GANHAR PRESENTES. APROVEITE OS EMBORRACHADOS QUE VOCÊ TEM PARA  PRESENTEAR QUEM VOCÊ QUISER, FAZENDO DIVERSOS PRODUTOS UTILITÁRIOS COM ELES. VEJA O PASSO A PASSO:



    O PORTA-RETRATO E O PORTA-CD SÃO LEMBRANCINHAS QUE PODEM SER DADAS EM QUALQUER DATA ESPECIAL. BASTA USAR A CRIATIVIDADE E CORES MAIS ALEGRES.





sábado, 17 de janeiro de 2015

RECICLAGEM NA ESCOLA

   Depois de ter participado do curso BRINQUEDOTECA ALTERNATIVA promovido pela Secretaria da Educação de Valença, Bahia, ministrado pelas irmãs Elidiana e Eliana, chegou o momento de repassar para meus alunos do 3º, 4º e 5º ano da Escola Municipal João de Souza Menezes o que aprendi.













Eles mostraram que são capazes , mas isso eu já sabia. 




DICAS PARA DECORAR SUA SALA DE AULA

QUE TAL UTILIZAR CAIXAS PARA DECORAR E ORGANIZAR SUA SALA DE AULA?


Com um simples papel de presente, você será capaz de transformar sua própria sala de aula.

DICA nº 01

  • Escolha papéis com cores semelhantes para que o ambiente não fique poluído visualmente ou prefira estampas com menos imagens.
DICA nº 02
  • Escolha caixas com vários formatos e tamanhos. 
DICA nº 03
  • Identifique cada caixa com os nomes dos objetos que estão dentro delas. 


Você também pode comprar. Hoje, é fácil encontrar caixas decoradas de diversos tamanhos e preços, como essas daqui que custaram apenas R$ 2,00 cada.


As caixas maiores foram forradas com papel de presente.


Mãos à obra!




   



ATIVIDADES DO PATATI PATATÁ COM GABARITO











sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

AULAS INESQUECÍVEIS

    Algumas aulas ficarão marcadas em nossas memórias. Essas são algumas delas:

    Eu criei este jogo. A classe foi dividida em 5 grupos de 4 componentes. O objetivo do jogo era conseguir o maior número de operações com os resultados citados pela professora, durante 15 minutos. Na primeira rodada o número escolhido foi o 35 e na segunda, o 24. Não escolhi um nome para esse jogo.  
    Fiquei surpresa com a quantidade de operações que eles conseguiram encontrar. Ao término de cada rodada, recolhi os papéis das equipes e listei as operações na lousa. Observei que os alunos utilizaram várias formas para se chegar aos resultados mencionados. Alguns usaram até expressões numéricas, todos utilizaram operações da multiplicação, da adição e subtração. A operação menos usada foi a divisão.
Componentes da equipe A: Leilton (4º ano), Márcio e Marciel (3º ano) e kelven (3º ano);
Componentes da equipe B: Laiane (5º ano), Irani (4º ano), Tamires Jesus (5º ano) e Tamires Barreto (3º ano);
Componentes da equipe C: Larissa (5º ano), Samara (5º ano), Kailane (5º ano) e Jeniquele (4º ano);
Componentes da equipe D: Iranildes (5º ano), Lucas (4º ano), Daniela (5º ano) e Caíque (4º ano);
Componentes da equipe E: Roque (4º ano), Carine (4º ano), Rikelmi (3º ano) e Verônica (3º ano);

1ª RODADA (Resultado 35)
EQUIPE A
EQUIPE B
EQUIPE C
EQUIPE D
EQUIPE E
5 x 7 =
20 + 15 =
30 + 7 – 2 =
23 + 12 =
30 + 5 =
34 + 1 =
30 – 5 =
32 + 3 =
32 + 3 =
5 x 7 =
33 + 2 =
5 x 7 =
22 + 13 =
30 +5 =
10 + 10 + 10 + 5 =
30 + 5 =
27 + 8 =
5 x 7 =
20 + 15 =
34 + 1 =
20 + 15 =
35 x 1 =
15 + 15 + 5 =
7 x 5 =
40 – 5 =
35 + 10 =
40 – 5 =
50 – 15 =
25 + 10 =
20 + 10 + 5 =
40 – 5 =
25 + 10 =
30 + 5 =
27 + 8 =
39 – 4 =
50 – 15 =
47 – 12 =
40 – 5 =
28 + 7 =
29 + 6 =
18 + 17 =
33 + 2 =
18 + 17 =
29 + 6 =
37 – 2 =
70 – 35 =
36 – 1 =
25 + 10 =
34 + 1 =
---------------
45 – 10 =
--------------
19 + 16 =
24 + 11 =
----------------
22 + 13 =
--------------
20 + 15 =
26 + 9 =
--------------
80 – 45 =
--------------
12 + 23 =
22 + 13 =
---------------
-----------------
---------------
30 + 20 – 15 =
21 + 14 =
--------------
-----------------
--------------
28 + 7 =
36 – 1 =
---------------
-----------------
----------------
70 : 2 =
40 – 5 =
---------------

2ª RODADA (Resultado 24)
EQUIPE A
EQUIPE B
EQUIPE C
EQUIPE D
EQUIPE E
12 + 12 =
8 x 3 =
12 + 12 =
8 x 3 =
 12 + 12 =
13 + 11 =
20 + 4 =
20 + 4 =
 20 + 4 =
25 – 1 =
6 + 6 + 6 + 6  =
15 + 9 =
22 + 2 =
15 + 9 =
10 + 10 + 4 =
14 + 10 =
12 + 12 =
 28 – 4 =
12 + 12 =
20 + 4 =
15 + 9 =
30 - 6 =
10 + 10 + 4 =
30 – 6 =
3 X 8 =
16 + 8 =
23 + 1 =
 12 + 11 + 1=
23 + 1 =
19 + 5 =
25 - 1 =
10 + 10 + 4 =
48 : 2 =
10 + 10 +.4 =
12 x 2 =
10 + 10 + 4=
10 + 14 =
31 – 7 =
10 + 14 =
18 + 6 =
26 - 2 =
34 - 10 =
 21 + 3 =
34 – 10 =
---------------
27 - 3 =
8 + 8 + 8 =
19 + 5 =
8 + 8 + 8 =
----------------
28 - 4 =
19 + 5 =
25 – 1 =
19 + 5 =
-----------------
29 - 5 =
6 x 4 =
23 + 1 =
6 x 4 =
--------------
20 + 4 =
6 + 6 + 6 + 6 =
29 - 5 =
6 + 6 + 6 + 6=
---------------
48 : 2 =
26 – 2 =
30 - 4 =
26 – 2 =
--------------
4 x 6 =
28 – 4 =
6 x 4 =
28 - 4 =
---------------
24 + 0 =
29 – 5 =
15 + 9 =
29 – 5 =
---------------
22 + 2 =
10 + 10 + 5 – 1=
18 + 6 =
10 + 10 + 5 - 1
-------------
21 + 3 =
15 + 10 – 5 =
27 – 3 =
15 + 10 – 1 =
------------
34 – 10 =
14 + 10 =
5 x 5 – 1 =
13 + 11=
-------------
44 – 20 =
13 + 11 =
13 + 11 =
21 + 3 =
--------------
54 – 30 =
21 + 3 =
14 + 10 =
22 + 2 =
------------
80 – 56 =
22 + 2 =
17  + 7 =
17 + 7 =
----------------
--------------
17 + 7 =
35 – 11 =
------------
---------------
---------------
11 + 11 + 2 =
34 – 10 =
------------
---------------
--------------
16 + 8 =
33 – 9 =
----------
----------------
---------------
14 + 10=
4 +. 4 + 4 + 4 + 4 + 4 =
------------
-----------------
---------------
25 – 1 =
23 + 5 – 4=
----------------
---------------
---------------
5 x 4 + 4 =
------------------
-------------
---------------
--------------
27 – 3 =
---------------
---------------
--------------
---------------
20 + 6 – 2 =
-----------------
--------------
---------------
--------------
31 – 7 =
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--------------
--------------
----------------
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-----------------
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EQUIPE C

    Durante o jogo era proibido o uso de tabuadas e também não podiam repetir as operações, ou seja, aquelas em que os termos são trocados de lugar, mas o resultado é o mesmo. Ex: 24 + 0 / 0 + 24.


EQUIPE  D


EQUIPE  A

EQUIPE  B
EQUIPE  E

  Que nome você daria a este jogo?

    A próxima atividade foi: Criar 2 situações- problemas, uma com o resultado 35 e a outra com o 24. Podendo utilizar qualquer operação, contanto que o resultado fosse o pré-estabelecido pela professora.
Larissa (5º ano)


    A correção da atividade acima foi bastante satisfatória, pois no momento em que cada aluno lia os seus problemas, os demais resolviam em seus cadernos. Depois que todos encontravam o resultado, o aluno que criou os problemas dizia as respostas para os demais conferirem os resultados encontrados.
   A atividade do dia seguinte também foi muito interessante, pois os alunos deveriam completar os problemas com os dados que estavam faltando.
1- Para o aniversário de Núbia, sua mãe comprou...................
2- Numa barraca de feira havia.....................................
3- Em um dia, Pedrinho conseguiu fazer.................................
   Kailane (5º ano)