segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Dinâmicas para reunião de pais

 OBJETIVOS:
-INTEGRAR A ESCOLA E A FAMÍLIA;
-ESTIMULAR A COMUNICAÇÃO E DESENVOLVER A CONFIANÇA ENTRE PAI E FILHO.

1-DINÂMICA DAS MÃOS

MATERIAL: TESOURA, COLA E CARTOLINAS VERDE, MARROM, CINZA E AZUL.

FAÇA O CONTORNO DAS MÃOS SOBRE A CARTOLINA VERDE E DEPOIS RECORTE. NA CARTOLINA AZUL, DESENHE O CONTORNO DE GOTAS. NA CINZA DESENHE A FORMA DE UM REGADOR GRANDE E RECORTE E NO PAPEL MARROM DESENHE UM TRONCO DE ÁRVORE E RECORTE.

DESENVOLVIMENTO: OS PAIS OU RESPONSÁVEIS PRESENTES À REUNIÃO DEVEM REFLETIR E COM UMA ÚNICA PALAVRA RESPONDER AO SEGUINTE QUESTIONAMENTO: O QUE PRECISAMOS FAZER PARA QUE OS NOSSOS FILHOS CRESÇAM E DÊ BONS FRUTOS?
CADA PARTICIPANTE DEVE ESCREVER A SUA RESPOSTA NA GOTA D` ÁGUA. NO DESENHO DA MÃO, O PAI OU RESPONSÁVEL DEVE ESCREVER O SEU NOME E O DO SEU FILHO. JÁ COLADO NO MURAL OU QUADRO DEVE ESTAR O TRONCO E, PRÓXIMO, O REGADOR. CADA PARTICIPANTE DEVE COLOCAR A FORMA DA SUA MÃO NA COPA DA ÁRVORE E A GOTA  D` ÁGUA COMO ESTIVESSE SAINDO DO REGADOR E EXPLICAR O MOTIVO PORQUE ESCOLHEU A PALAVRA.

FECHAMENTO: CADA PARTICIPANTE DEVE EXPRIMIR OS SENTIMENTOS QUE A DINÂMICA DESPERTOU. 

2-SIGNIFICADOS

OBJETIVO: REFLETIR SOBRE OS SENTIMENTOS INDIVIDUAIS.

MATERIAL: FICHAS ESCRITAS ( AMOR, RESPONSABILIDADE, AMIZADE, ETC).

DESENVOLVIMENTO: DIVIDA OS PAIS OU RESPONSÁVEIS EM GRUPOS DE OITO PARTICIPANTES. CADA GRUPO RECEBE UMA FICHA COM UM TEMA DETERMINADO. O GRUPO TERÁ 15 MINUTOS PARA DAR O SIGNIFICADO DA PALAVRA RECEBIDA. EXEMPLO: AMOR.
-O QUE SIGNIFICA “AMOR” PARA NÓS?
-E PARA OS JOVENS?

AVALIAÇÃO: RELATE PARA O GRUPÃO OS SIGNIFICADOS OBTIDOS EM CADA SUBGRUPO.

3-TRABALHANDO COM EXPECTATIVAS

-ANALISAR AS EXPECTATIVAS DOS PARTICIPANTES DO GRUPO;
-PERCEBER QUAIS SÃO AS EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO A SEUS FILHOS, E VICE-VERSA.

 MATERIAL: CANETA E PAPEL.

DESENVOLVIMENTO: OS PAIS OU RESPONSÁVEIS DEVEM REPRESENTAR, ATRAVÉS DE DESENHOS:
-COMO ELES SE VÊEM COMO PAIS?
-COMO ELES VÊEM SEUS FILHOS?

AVALIAÇÃO: 
COMENTÁRIOS E EXPLICAÇÕES SOBRE AS REPRESENTAÇÕES E COMO SE SENTIRAM.

4-OS VALORES E SEUS SIGNIFICADOS

OBJETIVOS:
-PERCEBER A VARIAÇÃO DOS CONCEITOS SOBRE VALORES DE CADA PAI OU RESPONSÁVEL.
-IDENTIFICAR OS TIPOS DE PROBLEMAS SURGIDOS DAS DIFERENÇAS DE VALORES ENTRE PAIS E FILHOS.

PARTICIPANTES: 10 PESSOAS PARA CADA GRUPO.

MATERIAL: LÁPIS E PAPEL.

DESENVOLVIMENTO: CADA PAI OU RESPONSÀVEL RECEBE UMA FOLHA COM TRÊS FRASES RELACIONADAS A VALORES PRESENTE NA NOSSA CULTURA.
EXEMPLOS DE FRASES:
-TER BONS AMIGOS;
-AJUDAR A OUTRAS PESSOAS;
-NÃO TER NORMAS E LEIS A SEGUIR;
-VIVER CORRETAMENTE;
-ACEITAR A AJUDA DE OUTREM;
-SER GENEROSO (A) E COMPREENSIVO (A).
CADA PARTICIPANTE ESCOLHE UMA DAS FRASES. REALIZADA A ESCOLHA, FORME OS SUBGRUPOS DE ACORDO COM A FRASE ESCOLHIDA E, LOGO APÓS, DISCUTA SOBRE A SUA IMPORTÂNCIA.

AVALIAÇÃO:
APÓS 15 MINUTOS DE DISCUSSÃO, EXPONHA PARA O GRUPO O QUE FOI DISCUTIDO NOS SUBGRUPOS.

5-VERDADE OU MENTIRA
OBJETIVOS:
-TRABALHAR COM O SENTIMENTO DE INSEGURANÇA E SEGURANÇA DOS PAIS OU RESPONSÁVEIS;
-FOCALIZAR NOS RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS OS CONCEITOS DE HONESTIDADE E DESONESTIDADE.

MATERIAL: PAPAL E LÁPIS.

DESENVOLVIMENTO: REÚNA CINCO PESSOAS PARA QUE CADA UMA RELATE UM FATO VERDADEIRO OU FALSO OCORRIDOS DURANTE A SUA ADOLESCÊNCIA. OS OUTROS PARTICIPANTES DEVERÃO DESCOBRIR QUAIS SÃO OS FATOS FALSOS E QUAIS SÃO OS VERDADEIROS, ANOTANDO-OS NA FOLHA.

AVALIAÇÃO:
OS PARTICIPANTES MARCARÃO NA FOLHA O NÚMERO DE ACERTOS E DE ERROS. DISCUTA COM OS PARTICIPANTES COMO SE SENTIRAM AO ENGANAR OS COMPANHEIROS E COMO SE SENTIRAM OS QUE FORAM ENGANADOS.

OBS: AS DINÂMICAS ACIMA PODEM SE ADEQUAR A REALIDADE DE CADA COMUNIDADE E FORAM RETIRADAS DO LIVRO "O DIA A DIA DO PROFESSOR", TENDO COMO AUTORAS: CRISTINA DO VALLE, FERNANDA GANDRA E REGINA CÉLIA VILLAÇA.



3 comentários:

sirlenesouza pedagoga disse...

Elis, gostei muito do seu blog! Essas dinâmicas ajudam muito o professor. Parabéns! Visite meu blog.

Rita de Cassía disse...

Amei seu blog ta tão fofo, pra completar ele vou deixar essas atividades abaixo, fique a vontade para utilizar no seu blog como preferir.



LEMBRANCINHA, PROJETO E MURAL

Lembrancinha dia dos Pais

Diploma dia dos Pais

Projeto dia dos Pais

Mural dia dos Pais



ATIVIDADES DIA DOS PAIS

Atividades dia dos Pais

Atividades dia dos Pais alfabetização

Atividades dia dos Pais ensino fundamental

Atividades para o dia dos Pais infantil

Atividades Interpretação de texto dia dos Pais


ELIS PER disse...

Q bom q vc gostou! Vou visitar o seu blog com o maior prazer. Bjos.