segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Dinâmicas para reunião de pais

 OBJETIVOS:
-INTEGRAR A ESCOLA E A FAMÍLIA;
-ESTIMULAR A COMUNICAÇÃO E DESENVOLVER A CONFIANÇA ENTRE PAI E FILHO.

1-DINÂMICA DAS MÃOS

MATERIAL: TESOURA, COLA E CARTOLINAS VERDE, MARROM, CINZA E AZUL.

FAÇA O CONTORNO DAS MÃOS SOBRE A CARTOLINA VERDE E DEPOIS RECORTE. NA CARTOLINA AZUL, DESENHE O CONTORNO DE GOTAS. NA CINZA DESENHE A FORMA DE UM REGADOR GRANDE E RECORTE E NO PAPEL MARROM DESENHE UM TRONCO DE ÁRVORE E RECORTE.

DESENVOLVIMENTO: OS PAIS OU RESPONSÁVEIS PRESENTES À REUNIÃO DEVEM REFLETIR E COM UMA ÚNICA PALAVRA RESPONDER AO SEGUINTE QUESTIONAMENTO: O QUE PRECISAMOS FAZER PARA QUE OS NOSSOS FILHOS CRESÇAM E DÊ BONS FRUTOS?
CADA PARTICIPANTE DEVE ESCREVER A SUA RESPOSTA NA GOTA D` ÁGUA. NO DESENHO DA MÃO, O PAI OU RESPONSÁVEL DEVE ESCREVER O SEU NOME E O DO SEU FILHO. JÁ COLADO NO MURAL OU QUADRO DEVE ESTAR O TRONCO E, PRÓXIMO, O REGADOR. CADA PARTICIPANTE DEVE COLOCAR A FORMA DA SUA MÃO NA COPA DA ÁRVORE E A GOTA  D` ÁGUA COMO ESTIVESSE SAINDO DO REGADOR E EXPLICAR O MOTIVO PORQUE ESCOLHEU A PALAVRA.

FECHAMENTO: CADA PARTICIPANTE DEVE EXPRIMIR OS SENTIMENTOS QUE A DINÂMICA DESPERTOU. 

2-SIGNIFICADOS

OBJETIVO: REFLETIR SOBRE OS SENTIMENTOS INDIVIDUAIS.

MATERIAL: FICHAS ESCRITAS ( AMOR, RESPONSABILIDADE, AMIZADE, ETC).

DESENVOLVIMENTO: DIVIDA OS PAIS OU RESPONSÁVEIS EM GRUPOS DE OITO PARTICIPANTES. CADA GRUPO RECEBE UMA FICHA COM UM TEMA DETERMINADO. O GRUPO TERÁ 15 MINUTOS PARA DAR O SIGNIFICADO DA PALAVRA RECEBIDA. EXEMPLO: AMOR.
-O QUE SIGNIFICA “AMOR” PARA NÓS?
-E PARA OS JOVENS?

AVALIAÇÃO: RELATE PARA O GRUPÃO OS SIGNIFICADOS OBTIDOS EM CADA SUBGRUPO.

3-TRABALHANDO COM EXPECTATIVAS

-ANALISAR AS EXPECTATIVAS DOS PARTICIPANTES DO GRUPO;
-PERCEBER QUAIS SÃO AS EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO A SEUS FILHOS, E VICE-VERSA.

 MATERIAL: CANETA E PAPEL.

DESENVOLVIMENTO: OS PAIS OU RESPONSÁVEIS DEVEM REPRESENTAR, ATRAVÉS DE DESENHOS:
-COMO ELES SE VÊEM COMO PAIS?
-COMO ELES VÊEM SEUS FILHOS?

AVALIAÇÃO: 
COMENTÁRIOS E EXPLICAÇÕES SOBRE AS REPRESENTAÇÕES E COMO SE SENTIRAM.

4-OS VALORES E SEUS SIGNIFICADOS

OBJETIVOS:
-PERCEBER A VARIAÇÃO DOS CONCEITOS SOBRE VALORES DE CADA PAI OU RESPONSÁVEL.
-IDENTIFICAR OS TIPOS DE PROBLEMAS SURGIDOS DAS DIFERENÇAS DE VALORES ENTRE PAIS E FILHOS.

PARTICIPANTES: 10 PESSOAS PARA CADA GRUPO.

MATERIAL: LÁPIS E PAPEL.

DESENVOLVIMENTO: CADA PAI OU RESPONSÀVEL RECEBE UMA FOLHA COM TRÊS FRASES RELACIONADAS A VALORES PRESENTE NA NOSSA CULTURA.
EXEMPLOS DE FRASES:
-TER BONS AMIGOS;
-AJUDAR A OUTRAS PESSOAS;
-NÃO TER NORMAS E LEIS A SEGUIR;
-VIVER CORRETAMENTE;
-ACEITAR A AJUDA DE OUTREM;
-SER GENEROSO (A) E COMPREENSIVO (A).
CADA PARTICIPANTE ESCOLHE UMA DAS FRASES. REALIZADA A ESCOLHA, FORME OS SUBGRUPOS DE ACORDO COM A FRASE ESCOLHIDA E, LOGO APÓS, DISCUTA SOBRE A SUA IMPORTÂNCIA.

AVALIAÇÃO:
APÓS 15 MINUTOS DE DISCUSSÃO, EXPONHA PARA O GRUPO O QUE FOI DISCUTIDO NOS SUBGRUPOS.

5-VERDADE OU MENTIRA
OBJETIVOS:
-TRABALHAR COM O SENTIMENTO DE INSEGURANÇA E SEGURANÇA DOS PAIS OU RESPONSÁVEIS;
-FOCALIZAR NOS RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS OS CONCEITOS DE HONESTIDADE E DESONESTIDADE.

MATERIAL: PAPAL E LÁPIS.

DESENVOLVIMENTO: REÚNA CINCO PESSOAS PARA QUE CADA UMA RELATE UM FATO VERDADEIRO OU FALSO OCORRIDOS DURANTE A SUA ADOLESCÊNCIA. OS OUTROS PARTICIPANTES DEVERÃO DESCOBRIR QUAIS SÃO OS FATOS FALSOS E QUAIS SÃO OS VERDADEIROS, ANOTANDO-OS NA FOLHA.

AVALIAÇÃO:
OS PARTICIPANTES MARCARÃO NA FOLHA O NÚMERO DE ACERTOS E DE ERROS. DISCUTA COM OS PARTICIPANTES COMO SE SENTIRAM AO ENGANAR OS COMPANHEIROS E COMO SE SENTIRAM OS QUE FORAM ENGANADOS.

OBS: AS DINÂMICAS ACIMA PODEM SE ADEQUAR A REALIDADE DE CADA COMUNIDADE E FORAM RETIRADAS DO LIVRO "O DIA A DIA DO PROFESSOR", TENDO COMO AUTORAS: CRISTINA DO VALLE, FERNANDA GANDRA E REGINA CÉLIA VILLAÇA.



2 comentários:

sirlenesouza pedagoga disse...

Elis, gostei muito do seu blog! Essas dinâmicas ajudam muito o professor. Parabéns! Visite meu blog.

ELIS PER disse...

Q bom q vc gostou! Vou visitar o seu blog com o maior prazer. Bjos.